top of page

        TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI).

    O conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam à produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.

     Na verdade, as aplicações para TI são tantas e estão ligadas a tantas áreas, que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.

    É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação.

  TI refere-se, de modo geral, à coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona, inclusive a infraestrutura de TI e todos os outros sistemas de informação em uma organização.

    A TI é uma grande força nas áreas de finanças, planejamento de transportes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão e os demais setores. 

        Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de programas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a Internet).

       As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação.

        GLOBALIZAÇÃO E CONECTIVIDADE

 

ma das maiores e mais significantes consequências da globalização foi o avanço e a expansão da tecnologia.

     Ao longo dos tempos os avanços da tecnologia que foram ocorrendo durante a globalização foram se aprimorando e ainda se aprimoram mais e mais.

   Hoje em dia é praticamente indispensável a presença da tecnologia na vida do homem. Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas.

    Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.

  As novas tecnologias da informação estão integrando o mundo em redes globais de comunicação.

     A tendência agora é de um mundo cada vez mais globalizado, integrado mutuamente com tudo e com todos.

     A mudança histórica das tecnologias mecânicas para a tecnologia da informação ajuda a desmistificar a ideia de soberania e auto-suficiência promovida no passado. Sem duvida, desde o inicio da década de 70, a inovação tecnológica tem sido conduzida pelo mercado, provocando uma difusão mais rápida dessa inovação com as mudanças da tecnologia da informação.

         A tecnologia da informação é uma ferramenta muito importante para que uma empresa tenha sucesso, use as soluções da PHOENIX-STI e faça parte dessa transformação tecnológica mundial.

PHOENIX-STI © 2018  Todos os direitos reservados. 

 

            ARMAZENAMENTO EM NUVEM 

 

 

 O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculos, computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

      O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

   O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

                RECURSOS E  FERRAMENTAS

      Aplicações desenvolvidas pelo utilizador final: são aplicações escritas pelo próprio usuário para adequar um sistema às suas necessidades. Geralmente incluem processadores de palavras, simuladores científicos, scripts de animação e de gráficos. Um exemplo de aplicação desenvolvida por usuário final são os filtros de e-mail.

   Logiciário Empresarial: É feito especificamente para atender as necessidades de processos e fluxo de dados de uma empresa, geralmente de grande porte e com necessidades de compartilhamento de dados como sistemas de departamentos financeiros, sistemas de gerenciamento de clientes, sistemas de gerenciamento de viagens corporativas e sistemas de pedido de suporte (help-desk request).

  Logiciário de infraestrutura empresarial: Sistemas de funcionamento empresarial como servidores de e-mail, sistemas para gerenciamento de rede e segurança, sistemas automáticos de back-up e etc.

    Logiciário de informação profissional: São logiciários que atendem às necessidades de indivíduos de criar e gerenciar informações, muitas vezes, para projetos individuais dentro de um departamento, em contraste com a gestão empresarial. Exemplos incluem a gestão de tempo, gestão de recursos, ferramentas de documentação, analítico e colaborativo. Processadores de textos, planilhas, clientes de e-mail e blog, sistema de informações pessoais, individuais e editores de meios de comunicação podem ajudar em tarefas de trabalho com múltiplas informações.

        Logiciário de simulação: São logiciários que simulam outros sistemas com propósitos de pesquisa, treinamento e até mesmo entretenimento.

      Logiciário de desenvolvimento multimédia: São softwares feitos especialmente para atender as necessidades de usuários que criam conteúdo multimédia, ou impresso, com propósitos comerciais ou educacionais. Como editores de HTML, animação digital, logiciário criador de áudio e vídeo e muitos outros.

     Aplicativos de celular: São softwares que rodam em dispositivos móveis como telemóveis, tablets, reprodutores multimédia, leitores de livro e etc.

Logiciário interpretador de comandos: É um software e que os comandos tem que ser digitados para que alguma ação seja tomada. Exemplos são o DOS e o UNIX.

      Logiciário de interface de utilizador: É um software em que os comandos são acionados por menus, botões e ícones utilizando o mouse. Microsoft WindowsMac OS e Ubuntu são exemplos comuns de sistemas operativos que utilizam uma ou mais interfaces de usuário.

      Aplicação “server-side”: É um logiciário de terceiros que um usuário decide instalar em sua conta de uma rede social, por exemplo um jogo de Facebook como o The Sims Social.

   Programas de acesso de conteúdo: São programas utilizados exclusivamente para fazer acesso de conteúdo sem edição e podem ou não incluir um segundo software que permite edição de conteúdo. Atendem as necessidades de usuários que precisam acessar conteúdo digital público.            Temos como exemplo tocadores de mídia e navegadores da internet.

  Logiciário educacional: São logiciários relacionados a acesso de conteúdo adaptados para estudantes e educadores. Podem ser desde jogos educacionais com intuito de educar e ensinar até edições de aplicativos com soluções otimizadas ao estudo.

                     MOTORES DE BUSCA

SEO - Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web.

    Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. 

   Uma das maiores ambições das empresas que investem em Marketing Digital é alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca, afinal, quem não quer cliques gratuitos e mais visitantes em seu site? No entanto, estar na internet não é o suficiente para garantir que seu site, e-commerce ou blog consigam um lugar na primeira página do Google: é preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento. 

  Afinal a concorrência pelas posições nos buscadores está cada vez maior com as empresas vivenciando esse período de transformação digital

  Alcançar bons rankings nas páginas de resultados, porém, pode estar mais ao seu alcance do que você imagina. Existe uma série de otimizações que você pode fazer no seu site e nos seus conteúdos visando melhorar a experiência do seu leitor e se tornar um resultado excelente aos olhos dos motores de busca.

   O mercado de trabalho está mudando muito, portanto, é essencial estar atento para perceber rapidamente quais são as principais mudanças surgidas e se adaptar rapidamente a elas.

     Novas profissões e funções estão surgindo em substituição a outras que estão deixando de existir, e também por causa de novas realidades que dominam o mercado de trabalho atual.

   A mídia social é o coletivo dos canais de comunicação on-line dedicados a insumos, interações, compartilhamento de conteúdo e colaboração baseados na comunidade.

  Ela é considerada um dos canais mais importantes para que as empresas consigam ter alto índice de percepção da marca com autoridade no mercado e ter sucesso com os seus clientes.

  LAN: É uma rede local onde dois ou mais computadores se conectam ou até mesmo dividem o mesmo acesso à internet. Neste tipo de rede, os hosts se comunicam entre si e com o resto do mundo sem "nenhum" tipo de restrição.

  Internet: É um conglomerado de redes locais, interconectadas e espalhadas pelo mundo inteiro, através do protocolo de internet facilitando o fluxo de informações espalhadas por todo o globo terrestre.

 Intranet: É uma rede interna, utilizado especificamente no mundo corporativo. Neste tipo de conexão, o acesso ao conteúdo é geralmente restrito, assim, somente é possível acessá-lo através de esquemas especiais de segurança (ex.: sistemas de bancos, supermercados, etc). A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

   Extranet: Permite-se o acesso externo às bases corporativas, disponibilizando somente dados para fins específicos para representantes, fornecedores ou clientes de uma empresa. Outro uso comum do termo extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde apenas os utilizadores registados (previamente autenticados com o seu login e senha) podem navegar. Por exemplo, um cliente acedendo somente aos seus dados específicos num extrato bancário on-line.

   Rede Livre: Rede feita colaborativamente por comunidades. Normalmente é uma LAN aberta ao público.

PHOENIX-STI © 2018  Todos os direitos reservados. 

bottom of page